
Geração selfie: novas maneiras de comunicação aliadas à tecnologia
Jovens e adolescentes fazem parte de uma geração intensa, que não para, se atualiza o tempo todo e vive conectada às redes sociais. Existe algum motivo para tamanha dependência e necessidade de aparecer?
Para Jacqueline Lafloufa, especialista em Redes Sociais, não: — É um jeito de se comunicar com o mundo, é o jeito de interagir com os amigos. A gente tem esse costume de olhar esquisito para as redes sociais e esses aplicativos de mensagens, mas é como se fosse o telefone de antigamente — explica.
Podemos ver esse comportamento em diferentes grupos, as patricinhas, it girls que compartilham suas escolhas de moda, os skatistas com suas calças apertadas contrastando com as camisas largas e os chavosos — termo inspirado na expressão "chave de cadeia", usado para designar jovens ouvintes de funk, que adotam um estilo mais ousado, regado à ostentação. Todos amam compartilhar suas fotos e tentam adaptar seu estilo pessoal o máximo possível para pertencer a esses grupos.
A psicóloga Fabiana Luckemeyer vê um lado positivo e outro negativo nessa atual geração: — Você tem tanto acesso a diferentes coisas ao mesmo tempo e fica literalmente pipocando. Não consegue ter um aprofundamento daquele assunto. O lado legal é que você conhecendo diversas atividades, tendo acesso a diversas maneiras de ver o mundo, também pode ficar mais criativo — diz.
(Confira aqui o vídeo e descubra mais sobre a geração selfie)
Um grande abraço
Fabiana Luckemeyer
Copyright © 2014 - Adolescentro todos os direitos reservados.