
O que é Hebiatria ?
Do grego: “hêbé” – juventude + “iatrós” – médico. A hebiatria é uma área de atuação da pediatria, ou seja, o hebiatra é um pediatra especializado em medicina de adolescentes.
Ela surgiu nos EUA e na Europa na década de 50, e no Brasil na década de 70.
O que é a adolescência?
A adolescência é uma etapa importantíssima do desenvolvimento do ser humano, que abrange não apenas as mudanças corporais, mas também a maneira de pensar e de relacionar com a família, com os amigos e com a sociedade.
De acordo com a OMS, a adolescência vai dos 10 aos 20 anos de idade. E, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, dos 12 aos 18 anos.
Nessa época, fica aquela sensação estranha de que o adolescente é “grande” demais para o pediatra, mas “pequeno” demais para o clínico. Para onde correr então? A hebiatria surgiu para suprir essa demanda.
Como é a consulta?
Cada hebiatra trabalha de um jeito diferente. Alguns atendem primeiro o adolescente e depois os pais juntamente com o paciente. Outros atendem primeiro os pais, depois o adolescente e por último todos juntos. Mas o que é certo, independente de como esse ou aquele hebiatra trabalha, é que sempre vai ter um momento em que o adolescente será atendido sozinho.
E por que isso é importante?
Nessa fase, muda tudo na nossa vida: nosso corpo, nossa maneira de pensar, de agir, de nos relacionar. E todas essas mudanças fazem surgir muitas dúvidas e preocupações. Por isso, esse momento sozinho na consulta é tão precioso, pois o hebiatra pode conversar, esclarecer e orientar seu paciente da melhor maneira. Podemos conversar abertamente sobre as preocupações com o corpo, sobre sexualidade, escola, alimentação, atividade física, drogas, projetos de futuro, etc. Na maioria dos casos, os adolescentes não falam desses assuntos quando os pais estão juntos no consultório.
É sempre bom esclarecer que os pais não estão sendo excluídos, apenas estamos dando espaço para que esse adolescente assuma a responsabilidade por sua saúde.
Também devemos lembrar que o adolescente tem direito ao sigilo médico, como vemos no artigo 74 do Código de Ética Médica: “É vedado ao médico revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.”
Como é feito o exame físico?
O exame físico pode ser feito com o adolescente sozinho ou na presença de seus pais, dependendo da sua preferência.
São avaliados peso, altura, pressão, coração, pulmão, abdome, olhos, ouvidos, nariz, pele, coluna, membros, e também a região genital, classificando o desenvolvimento das mamas nas meninas e do pênis e testículos nos meninos. Com base nessa classificação, podemos avaliar o estágio de desenvolvimento puberal, e com isso saber se esse adolescente ainda vai crescer muito ou não, se a menina já está próxima da primeira menstruação (chamada de menarca), se a voz do menino vai demorar para engrossar, ...
E depois?
Depois de conversar com o adolescente e seus pais, e de fazer o exame físico, o hebiatra decide qual será o próximo passo: exames laboratoriais, exames de imagem, avaliação de outros especialistas.
O retorno será programado de acordo com as necessidades de cada paciente, mas pelo menos a cada 4 meses o adolescente deve visitar seu médico para avaliar se sua puberdade está transcorrendo bem.
Artigo:
Dra. Carolina Albani Nogueira
Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
Copyright © 2014 - Adolescentro todos os direitos reservados.