
A Importância do Esporte no Desenvolvimento Psicológico
O esporte é uma das mais importantes manifestações culturais, sociais, econômicas e por que não políticas dos últimos séculos. Por isto torna-se uma importante ferramenta na construção da identidade individual e regional.
E para que haja desenvolvimento é necessário que haja também estimulação de diversas formas e o esporte ou a atividade física tem uma função importante, pois ao se exercitar são estimuladas algumas áreas cerebrais e corporais como cognitiva, motora, cinco sentidos, memória, concentração, humor, e com isto trabalhamos nosso cérebro para que ele atue em nosso favor.
Estimulando estas áreas estamos desenvolvendo também (dependendo do tipo de atividade física) disciplina, determinação, concentração, resistência, resiliência, companheirismo, autoconfiança, comprometimento, liderança, interação, altruísmo, competitividade...
É sempre importante lembrarmos que nossa estrutura corporal e fisiológica não foi “feita” para ficar parada e estagnada e se o fizermos, será um grande disperdício.
E o que faz uma pessoa gostar ou praticar algum esporte e outras não gostarem e muito menos praticarem?
Alguns fatores influenciam nesta decisão, como, necessidades fisiológicas, cultura, referências familiares, tipo de trabalho, temperamento, condições físicas, oportunidades… e todos estes fatores também influenciam se gostamos mais de esporte coletivo ou individual, estratégico, agitado ou mais tranquilo, praticado à luz do sol ou na neve, enfim não há desculpas, há esportes para todos os gostos, tamanhos e jeitos.
No esporte coletivo, a criança começa a perceber que precisa compartilhar, trocar, se esforçar mais para que seja aceita pelo grupo, aprende que a linha é o limite, que as regras existem para serem cumpridas e respeitadas e de cara aprende que não dá para ganhar sempre e com isto direta ou indiretamente terá que administrar sua frustração e resiliência.
As pessoas tem enorme dificuldade em lidar com frustrações, que é o nome do sentimento que temos quando algo não acontece exatamente do jeito que queremos... e quem nos ensinou que as coisas TEM que ser do NOSSO jeito?
Pois é, o esporte ou a atividade física nos ajuda a perceber melhor esta dinâmica e acima de tudo nos ensina a lidar com os mais diversos tipos de emoções.
Outra função do esporte neste mundo globalizado, ligeiro, ininterrupto e exigente que vivemos é fazer dele uma brecha de prazer no dia a dia, ao invés aguardar, ansiosamente, pelas férias anuais o Esporte pode ser um forte aliado no desenvolvimento psicológico e no combate ao estresse. E como citado anteriormente tem atividade física para todos os gostos e bolsos, basta começar.
Finalizo este artigo com algumas palavras retiradas do filme Forrest Gump, com Tom Hanks, pois são palavras bem reflexivas para vários aspectos de nossa vida e quem sabe não servirá de inspiração para alguém começar.
“Naquele dia, sem motivo nenhum, decidi dar uma corridinha. Corri até o fim da estrada e quando cheguei lá... Pensei em correr até o fim da cidade. E quando cheguei lá, pensei em atravessar o Condado de Greenbow. E pensei: Já que cheguei até aqui vou correr pelo estado do Alabama e foi o que eu fiz. Corri pelo estado do Alabama inteiro e sem nenhuma razão especial apenas seguia em frente. Corri até chegar o oceano. E quando cheguei lá, pensei: Já que cheguei até aqui, vou voltar correndo. E quando vi que havia chegado tão longe pensei: Já que cheguei até aqui, vou continuar.”
Basicamente é isso, o esporte afeta não só seu físico como sua mente, pois só se aprende fazendo, se envolvendo, ele ajuda conhecer melhor as limitações, as forças e superações. Tenta-se com ele criar todo um conjunto e com isto ser uma pessoa melhor em todos os sentidos.
Um grande abraço.
Fabiana Luckemeyer
Artigo:
Fabiana Luckemeyer
Copyright © 2014 - Adolescentro todos os direitos reservados.
Eu sou um parágrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.